Mensalidade vs. Compra

O que é melhor: comprar um sistema ou contratar um serviço por mensalidade?

Atualmente, com a evolução do mercado, a maioria dos sistemas não é mais vendido, e sim, "alugado". Ou seja, você não precisa mais comprar, e tem acesso para uso mediante o pagamento de uma mensalidade.

Estes sistemas são chamados de SaaS, do inglês Software as a Service, por que não são mais vendidos como um produto, mas como parte de uma prestação de serviço.

Por que dessa mudança? Quais vantagens a mensalidade tem em relação a compra?

Custo

O custo, certamente, tem um importante papel nesta mudança.

O custo para a construção ou aquisição de sistema é alto e pode inviabilizar o acesso por algumas pequenas e médicas empresas.

A mensalidade tem um custo bem mais baixo e que se encaixa no orçamento de qualquer empresa. Por isso esta é a melhor opção por não exigir um alto investimento.

Mas e se eu já tiver comprado um sistema? Vale a pena abrir mão e mudar para um sistema com mensalidade, sendo que não tenho custo mensal?

Comprou, mas não é seu

Antes de tudo, é importante esclarecer que, quando você compra um sistema, não está "comprando o sistema", e sim, o direito de usá-lo.

Isso significa que você não tem a propriedade do sistema, ou seja, pode usar, mas não pode fazer modificações e adequações nem vender para outras pessoas.

Atualizações

Você lembra como eram os celulares e TVs há 5 anos atrás? Ou os computadores e a internet há 10 anos atrás?

Quando você compra um sistema, compra ele daquele jeito estático. Se quiser uma versão mais atual, terá que comprar.

Esta é uma das grandes vantagens do "sistema como um serviço" (SaaS). No Wexer Drive, a sua mensalidade lhe dá direito a todas as atualizações e novidades que forem sendo disponibilizadas.

Assistência técnica

Outro fator importante é em relação à assistência técnica ao sistema. E se for encontrado um pequeno erro em alguma função no sistema? E se o computador for formatado e precisar reinstalar o sistema? E se houver algum problema com o banco de dados?

Nem sempre, a pessoa ou a empresa que vendeu o produto irá garantir esta assistência após determinado período.

No Wexer Drive, a mensalidade garante esta assistência para a resolução de problemas enfrentados na utilização do sistema.

Treinamento e Suporte técnico

E quando surge uma dúvida sobre como fazer algo no sistema? Ou quando uma nova pessoa é contratada e precisa aprender sobre o sistema?

Se o sistema for comprado, você precisará se virar pra aprender sozinho ou para treinar um novo funcionário.

No Wexer Drive, temos uma equipe de suporte técnico à disposição para tirar todas as suas dúvidas e, inclusive, realizar novos treinamentos sempre que desejar.

Consultoria

Ao comprar um sistema, provavelmente, quem está do outro lado é uma empresa de TI especializada em criar sistemas.

No caso do Wexer Drive, também somos uma empresa de TI, porém, especializada em gestão de clínicas de trânsito.

Nosso suporte, além do conhecimento tecnológico, também entende do dia-a-dia da clínica. Entendemos a sua realidade, as suas dores e as suas rotinas.

Trabalhamos todos os dias para encontrar formas de melhorar a sua gestão e o atendimento da sua clínica.

Last updated

Was this helpful?